Preparar o Futuro na FEUC

Preparar o Futuro na FEUC

No passado dia 13 de fevereiro, no canal SIC Notícias, o programa “Imagens de Marca” transmitiu uma reportagem sobre a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra na sua emissão “Preparar o Futuro”.

A notícia inicia-se com uma breve apresentação da Universidade de Coimbra, salientando a sua história e o seu prestígio, e uma pequena introdução da Faculdade de Economia que completará 50 anos no próximo ano de 2022.

O diretor da FEUC, Álvaro Garrido, caracteriza a Universidade de Coimbra como uma “marca mundial muito forte” devido ao conjunto de fatores académicos atrativos que possui, frisando que, por esta mesma razão, a própria é bastante procurada por estudantes de mobilidade.

Quanto à Faculdade de Economia, Álvaro Garrido descreve-a como sendo “uma escola socioeconómica e também de ciências socias”, tendo quatro áreas fundamentais de ensino: a Economia, a Gestão, a Sociologia e as Relações Internacionais.

Em 2020, mais de 40% dos estudantes da Faculdade pertenciam ao ensino de pós-graduação, o que evidencia um crescimento significativo deste tipo de formação nos últimos 15 anos da instituição. Assim, neste momento a FEUC conta com 11 cursos de mestrado e 14 cursos de doutoramento.

A Faculdade de Economia conta ainda com uma comunidade estudantil que ronda os 3000 alunos, tendo já recebido estudantes em mobilidade de mais de 50 países. Também, de modo a proporcionar aos seus alunos uma formação mais dinamizada com o meio empresarial, a FEUC dispõe de uma rede de mais de 60 parceiros.

Quanto às mudanças e aos desafios gerados pela pandemia da Covid-19, o Diretor Álvaro Garrido afirma que o ensino superior não voltará a ser como era antes. Refere ainda que, exemplo disto, são os apelos que tem recebido relativamente a formação avançada de curta duração em regimes de ensino híbrido.

Por último, o Diretor informa que as diversas áreas de formação já se encontram numa fase de apuramento e inovação que passará pela criação de pontes entre o ensino e a investigação, nomeadamente nas áreas da Economia da Saúde, na Economia Social, nas Ciências Sociais em geral, nos Estudos da Paz nas Relações Internacionais e também na Formação de Executivos.  Se não tiveste a oportunidade de assistir a esta reportagem, poderás fazê-lo através do seguinte link: https://www.imagensdemarca.pt/artigo/preparar-o-futuro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *